dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     18/05/2024            
 
 
    

No dia 5 de dezembro, em todos os países membros da ONU (Organização das Nações Unidas) se comemora o Dia Mundial do Solo. Esta data foi originalmente escolhida pela Sociedade Internacional de Ciência do Solo (IUSS) durante o XVII Congresso Mundial de Ciência do Solo, que ocorreu em Bangkog (Tailândia) em 2002. Em 2012, a FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), durante a realização da 144º Reunião do Conselho e com total apoio de seus países membros, reconheceu o dia 5 de dezembro como o Dia Mundial do Solo e recomendou a todos os países membros que institucionalizassem a data, promovendo ações de divulgação das questões relacionadas à importância do solo e da sua conservação para toda a humanidade. Neste dia, a comunidade científica ligada ao estudo do solo em todo o mundo se une para celebrar e discutir com a sociedade a importância deste como um dos pilares de sustentação da vida na terra. No Brasil, a discussão tem sido estimulada pela Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS), através de seus associados e Núcleos Regionais, que no Paraná é representado pelo NEPAR (Núcleo Estadual do Paraná).

Para nós, paranaenses, este dia deve ser um dia especial, de reflexão. Nosso solo, historicamente, tem sido a base de nossa economia, com a agropecuária sendo fonte de geração de emprego, renda e divisas, ligada à indústria de insumos, máquinas e equipamentos agrícolas, a uma diversificada agroindústria e a um grande conjunto de serviços na cadeia de agregação de valor. Se o solo é o suporte de todo o sucesso da agropecuária paranaense, cujo resultado soma atualmente cerca de 10% do PIB do estado (IPARDES, 2012), podendo chegar a mais de 30% se considerarmos toda a cadeia correlata, então, de sua exploração correta e preservação dependem a continuidade e o sucesso deste negócio, e a sustentabilidade da sociedade Paranaense.

E o Paraná tem do que se orgulhar! Dados recentes baseados no Censo Agropecuário do IBGE apontam que 73,7% dos 5 milhões de hectares cultivados no estado estão no sistema plantio direto (Fuentes-Lanillo et al., 2013). É o maior percentual de terras sob sistema conservacionista dentre as unidades federativas. Esta é uma liderança qualificada, que advém do desenvolvimento e da transferência de tecnologias de modo regionalizado, que no Paraná têm sido feitos por várias instituições, com competência e obstinação. Minimizar o impacto do cultivo sobre o solo e aumentar a eficiência dos fatores de produção e dos processos produtivos tem sido a tônica, com a consciência de que o solo é um recurso natural precioso, de taxa de renovação baixíssima ou quase nula.

A história de uso e ocupação do nosso solo nos ensinou que preservá-lo é garantir o futuro. Dos erros do passado, quando toneladas de solo eram arrastadas pelas chuvas para os rios, desenvolveu-se a capacidade para a busca de soluções técnicas e o treinamento continuado dos que estão envolvidos para a solução dos problemas. Grandes ações e programas de manejo e conservação do solo foram levados a cabo, com a adesão de grande parte dos principais atores do agronegócio no estado. Hoje, proposições que não privilegiem conservação do solo e preservação ambiental não têm aderência entre nós. Movimentos imediatistas que tentam simplicar as tecnologias preconizadas tem sido combatidos com afinco. Não cabe aceitar a volta da idéia da exploração do solo sem preservação.

Neste sentido, projetos de pesquisa com foco no manejo conservacionista do solo têm sido executados em redes multi-institucionais, integrando realidades regionais e competências distintas, o que certamente contribui com o aperfeiçoamento das tecnologias praticadas. Universidades e Institutos de Pesquisa cada vez mais dão foco ao conservacionismo em seus cursos de graduação e pós-graduação. O Paraná tem hoje uma rede de instituições de ensino, pesquisa e extensão espalhada por todo o estado, capaz de atuar e dar respostas aos diferentes desafios da agropecuária, considerando as diferenças edafoclimáticas regionais.

É neste ambiente profícuo de competências e responsabilidade que o Núcleo Estadual da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo - NEPAR trabalha, congregando forças e esforços no sentido do uso e manejo o mais qualificado possível do nosso solo, nas áreas rurais ou urbanas. Um dos resultados mais expressivos do NEPAR foi a recente realização da III Reunião Paranaense de Ciência do Solo, em maio de 2013 em Londrina (www.rpcs2013.com.br). Neste evento estiveram reunidos aproximadamente 680 participantes ligados à comunidade científica e ao agronegócio paranaense, debatendo temas de interesse regional com foco no uso, manejo e conservação do solo nos sistemas agropecuários. O vigor do evento se expressou na qualidade das 234 contribuições técnicas publicadas nos Anais, na participação de representantes de 115 instituições ligadas à pesquisa, extensão e ao agronegócio no estado, e nas principais recomendações dos palestrantes. Segundo estes, em síntese, o uso e manejo conservacionista do solo é um processo de busca e aprendizado contínuo, que deve ser perseguido por toda a sociedade. A sustentabilidade é uma resultante da busca e aplicação dos novos conhecimentos e deve ser incentivada sempre.

O NEPAR acredita na “Força Conservacionista” da sociedade paranaense e de suas organizações, e neste dia 5 de dezembro, Dia Mundial do Solo, conclama a todos para que continuemos a trabalhar em prol do solo do nosso estado.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Solo
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada